Blog, Clima, Juventude e Política, Rede Engaja Quer fazer ação climática no seu entorno e não sabe como? O Engaja vai te ajudar de um jeitinho bem simples!

16 de dezembro de 2020

Compartilhar

A região da América Latina e do Caribe é uma das mais afetadas pela crise climática. O Banco Mundial, em seu relatório Preparing for Internal Climate Migration, estimou que mais de 5,8 milhões de pessoas serão forçadas a deixar suas casas/regiões devido ao clima até 2050. O IPCC 1.5 também aponta para sérios riscos à saúde, segurança alimentar e ecossistemas terrestres na região. Como resultado, as perdas econômicas aumentaram à medida que as temperaturas sobem, especialmente nos países de renda média, como é o caso na maioria dos países da região. Além disso, os esforços para controlar esse cenário se refletem nas estratégias de adaptação, uma vez que a necessidade de desenvolver formas de adaptação aumentará proporcionalmente com a temperatura.

Historicamente, as juventudes latino-americanas e caribenhas (LAC)  têm desempenhado papel fundamental na construção de um caminho novo através da justiça climática, não só por conhecer as nuances de representar o global sul e trabalhar para mudar a realidade, mas, para muitos de nós, defender e cuidar do território faz parte de nossa essência. As juventudes LAC têm mostrado como seguir para a descarbonização, como trabalhar em equilíbrio com a natureza e como proteger as vidas. E mais, é a juventude que tem cobrado dos tomadores de decisão mais responsabilidade. 

É a partir desta perspectiva que o Guia de Ação Climática Local nasceu, através do reconhecimento das nuances da região LAC e da compreensão de que as juventudes têm o potencial para protagonizar a mudança sistêmica necessária para a justiça climática, começando em seu território. Ele foi desenvolvido com o objetivo de munir e fortalecer as diversas juventudes da região LAC, com ferramentas e que pretendem impulsionar a atuação e incidência local para combate à crise climática imposta. 

O Guia de Ação Climática Local traduz em linguagem acessível reflexões sobre como as juventudes podem agir em suas comunidades em prol da agenda climática, inspirado na realidade de jovens ativistas latino-americanos e nas experiências do Engajamundo e outras e organizações que combatem a crise climática. Ele é uma ferramenta para inspirar questionamentos e apresentar caminhos para uma transformação local.

Primeiro, o guia nos apresenta o conceito de advocacy e como ele é ensinado por nós no engaja. Em seguida, você pode encontrar diferentes ferramentas, que mostramos em um processo de três etapas gerais: 1) identificação e mapeamento, 2) estratégia e preparação e 3) ação e divulgação.
O guia está disponível para download em espanhol e português. “
adicionar link portugues e em espanhol.

O material foi elaborado pelo Engajamundo em conjunto com a Rede Regional sobre Mudanças Climáticas e Tomada de Decisões – Programa UNITWIN da UNESCO, no âmbito do projeto Hacé click, executado no âmbito das atividades do Centro de Conhecimento para a Mudanças Climáticas para a América Latina – Clik HUb.

CliK Hub congrega 19 redes aliadas da América Latina com o objetivo de conectar e articular redes na região para catalisar o conhecimento para a ação climática. É coordenado pela Fundación Futuro Latinoamericano (FFLA) através da Aliança Clima e Desenvolvimento (CDKN).  O centro procura promover o aprendizado e a colaboração entre seus membros sobre boas práticas e lições aprendidas na gestão do conhecimento, bem como capturar, agrupar, tornar visível, aprimorar e disseminar conhecimentos, ações e experiências com diversos atores para a defesa e ação climática.


Buscar