Alou navegantes!
Chegou mais um módulo quentinho do Eleições Conscientes, dessa vez aprofundaremos um pouquinho o entendimento dessa tão falada Democracia.
Amamos o vídeo da JoutJout (MUSA) falando sobre o tema #fikdik https://www.youtube.com/watch?time_continue=595&v=7BufHFfonFU&feature=emb_logo
Como vimos no último módulo, nós vivemos em uma Democracia Participativa. Isso significa, na teoria, um maior envolvimento – Participação – da população nos processos decisórios que ocorrem nos espaços políticos. Falamos “na teoria” por que, mesmo com os mecanismos existentes (como audiências públicas e conselhos), existem figurinhas marcadas (que se repetem) ao passo que diversas fatias da população acabam pouco (ou 0) representada nesses espaços. E isso gera crises. Mas por que?
Aqui vale a pena darmos uns passos para trás, e lembrarmos que nós vivemos uma sociedade muito influenciada pela construção histórica que tivemos – e vamos trabalhar com 100% de sinceridade: nunca superamos as bases monárquicas e aristocráticas no Brasil. Será que os negros são bem representados no meio político? As populações tradicionais? As mulheres? A gente acha que não!
Mas e ai? Jogamos tudo pro alto? Chega de democracia? Olha, não sabemos você coleguinha, mas por aqui, achamos bem importante termos o direito a direitos. E mais: que todos e todas tenham esses direitos assegurados, quem pensa igual e quem pensa diferente!
Não adianta a gente defender só o que é bom pra gente né? Tem que caber todos e todas, e para isso o respeito é essencial! Na hora de conversar com quem é tão diferente da gente, não deixemos de escutar atentamente, buscar pontos em comum!