Blog, Juventude e Política, Oportunidades, Rede Engaja ATENÇÃO: Isso não é uma simulação!

9 de outubro de 2020

Compartilhar

Quem já botou as mãos num jogo digital, com certeza, já apertou “reiniciar”, “voltar”, “reset” ou alguma coisa do tipo quando as coisas começaram a dar errado: um gol do time adversário, uma curva errada na última volta da corrida, um zumbi que apareceu do nada na tela… É meio chato ter que começar tudo de novo, né. Mas ainda bem que, nos jogos, a gente tem essa opção. 
No mundo real, a gente não tem botão reiniciar. Se as coisas começam a dar errado, a gente precisa continuar lutando — ou, então, se conformar em ver o mal vencendo. E vencendo… e vencendo… Bom, se você tá lendo esse texto, a gente acha que você não curte muito essa segunda opção, né? Então, vamos lutar. 

Claro que, para isso, a gente tem que se preparar. Vamos perder algumas partidas — isso é inevitável —, mas nós temos que entrar sempre para ganhar: para conseguir melhores condições para nossa comunidade, para tornar nossa cidade mais sustentável, para salvar nossos biomas, para conquistar um mundo com equidade de gênero… 
Com essas lutas, não tem “fim de jogo” ou reiniciar: o esforço é constante. E, de tempos em tempos, a gente tem umas partidas ainda mais importantes do que as outras: em 2020, por exemplo, é ano de eleições municipais. Se tem um momento em que a gente pode conquistar uma vitória e fazer a diferença, esse momento é agora. 
Então: é pensando nisso que o projeto ISSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO foi criado.


Conhecimento virtual que prepara para o real

Como tá escrito ali em cima, para encarar os jogos do mundo real, a gente tem que se preparar. Por isso, uma das frentes de atuação do Engajamundo, em 2020, é a formação de jovens: com metodologias próprias, sensibilizamos os jovens para os desafios e apresentamos ferramentas práticas de ação. Assim, eles e elas podem atuar nas causas em que acreditam.

Uma das nossas formações participativa é o “Caminhos para a solução”, onde os participantes se despertam para problemas complexos da nossa sociedade e pensam em soluções criativas.

Mas, nesse 2020 maluco que a gente tá vivendo, tudo precisou migrar para a internet, né? Pois é! As nossas formações também. É aí que entra o projeto ISSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO. 
Ele é uma maratona de conhecimento virtual, criada para preparar jovens para atuar no mundo real. Isso vai acontecer meio de encontros de aprendizado à distância, bate-papos com pessoas convidadas muito especiais, envio de ferramentas práticas de ação e muito mais. 

São quatro fases, como em um jogo virtual: a cada fase, você recebe mais conteúdos para transformar sua ideia em projeto e mais ferramentas para colocar seu projeto em prática. Se você passar pelas quatro fases de ISSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO, você já conquistou uma vitória: se preparou para lutar pela causa em que você acredita, no mundo real. 

Ok! E como isso vai funcionar?

Agora que você já entendeu a teoria, vamos para a prática: como vai funcionar ISSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO? Para começar, quem quiser participar tem que se inscrever nesse link aqui.
Se inscreveu? Ótimo! Os inscritos vão participar de quatro encontros virtuais no YouTube, onde vamos falar das ferramentas mais importantes para você analisar problemas, entender quais são os atores envolvidos nele, como propor soluções efetivas e como colocar ações em prática. 
Além disso, vamos compartilhar muito conteúdo extra no Insta. Então, se você ainda não segue o Engajamundo no insta, faz isso já: www.instagram.com/engajamundo/ No insta, também vão rolar bate-papos super legais com convidades especiais, que vão ajudar a ampliar nossa visão sobre os temas dos encontros de aprendizado. Esses bate-papos serão abertos para todo mundo que segue a gente, então pode divulgar pro pessoal. 


Tudo isso começa logo depois do feriado, no dia 13.10, às 19h, com o primeiro bate-papo no Instagram. A convidada é nossa parceira Raíssa Ferreira, da CLUA (Climate and Land Use Alliance). A gente vai apresentar o tema principal que vai guiar as quatro fases do aprendizado e discutir um pouco sobre ele. 

É um tema BEM importante e, se você quer saber mais, cola lá no @engajamundo. Ah, e se inscreve na maratona de conhecimento. É um formulário bem facinho de preencher, em dois minutos você tá dentro. ISSO NÃO É UMA SIMULAÇÃO é grátis, é online e vai ser incrível! A gente conta com você pra vencer esse jogo. 




Buscar