Blog, Clima, Gênero, Juventude e Política Paneleiras no Clima

22 de dezembro de 2015

Compartilhar

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

tags:

, ,

Mais umPANELEIRAS 1 (2)a ação do Moças no Clima foi realizada! Desta vez no Espírito Santo, em Vitória, em parceria com as Paneleiras.

As panelas de barro são patrimônio material do Espírito Santo, e é um grupo de mulheres que as produz. O Engajavix conversou com elas e desenvolveu lambe-lambes sobre a relação simbiótica das paneleiras com o mangue, e os espalhou pela cidade no sábado, dia 12.

Foi combinada uma conversa com as paneleiras, um grupo de mulheres PANELEIRAS 2 (2)que produzem a panela de barro, patrimônio material do estado. Quase todas são parentes: é uma arte passada de mãe para filha. Os homens ajudam pegando o tanino da casca da árvore do manguezal (é essa substância que deixa a panela escura) e a lama em um bairro mais afastado (Ilha das Caieiras), além de darem suporte alimentando o fogo que queima as panelas.

A conversa foi informal: ouvimos sobre a tradição, sobre a importância do mangue para elas, sobre o medo da lama das barragens de Mariana chegarem aos mangues de Vitória. Elas tem treinamento do IBAMA para preservarem e protegerem o mangue (o galpão fica ao lado do mangue, e o tanino é retirado dali), então já existe a consciência de que elas são grandes responsáveis por aquele ambiente.
PANELEIRAS 1

 

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Buscar