Blog, GTs, Juventude e Política, Pós-2015, Rede Engaja Engaja no Global Solutions Summit

11 de julho de 2018

Compartilhar

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Por Eduarda Zoghbi

Nos dias 28 e 29 de maio eu tive a oportunidade incrível de representar o Engaja no Global Solutions Summit em Berlim, na Alemanha. Fui através do programa de Young Global Changers, representando as gerações futuras para trocar experiências e nos engajarmos nas discussões levantadas pelos líderes presentes do setor público, privado, empresarial e acadêmico. O tema central do evento foi debater a importância de unirmos o crescimento econômico ao social para que ambos estejam associados na promoção do desenvolvimento sustentável. Estavam presentes a Angela Merkel, Chanceler do Governo Alemão e o Jeffrey Sachs, Assessor Especial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O evento é organizado pelo Global Solutions Initiative, uma rede de think tanks internacionais que atua aconselhando o G20 e o G7 com o intuito de fornecer relatórios que orientem a tomada de decisão de líderes políticos para os desafios globais. O G20 tenta enriquecer suas discussões buscando perspectivas não apenas dos governos membros, mas também da sociedade civil, think tanks e setor privado. Portanto, existe hoje um conjunto de grupos de engajamento com o viés de aconselhar decisões, organizado de forma independente e presidido pelo mesmo país que preside o G20, que nesse ano é a Argentina. Os grupos de engajamento são o B20 com foco em negócios, o C20 para a sociedade civil, o L20 para questões trabalhistas, o S20 sobre ciências, o T20 para os think tanks, o W20 com foco em gênero e o Y20 para a juventude.

O Global Solutions Summit apoia o mandato do T20 e estrutura a agenda do evento nos mesmos eixos de discussão do T20, que esse ano são:

  • O Futuro do Trabalho e Educação para a Era Digital
  • Ação Climática e Infraestrutura para o Desenvolvimento
  • Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável
  • Igualdade Econômica de Gênero
  • Cooperação com a África
  • A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável
  • Comércio, Investimento e Cooperação Fiscal
  • Coesão Social, Governança Global e o Futuro da Política
  • Arquitetura Financeira Internacional para a Estabilidade e o Desenvolvimento
  • Migração
Foto: Tobias Koch (www.tobiaskoch.net)

Muita coisa né? É claro que um único evento jamais seria suficiente para resolver todas essas questões, mas o desafio está aí e nós como jovens temos um papel fundamental para iniciar essas discussões dentro de casa, nas escolas e universidades, especialmente porque nos aproximamos das eleições. Para mim, o mais interessante de notar nesses eventos com participação internacional, é que os problemas que temos no Brasil são problemas globais. É frustrante ouvir os brasileiros reclamando todos os dias e nos comparando com a Alemanha, mas quando você está lá, você vê que a própria Angela Merkel está preocupada com desafios políticos e econômicos que também enfrentamos no Brasil.

O ponto alto do evento não foram as discussões em si, mas o fato de que o criador do Global Solutions Initiative, Denis Snower, presidente do Instituto Kiehl, vislumbrou a iniciativa com uma ampla participação de jovens não só de países-membros do G20, mas também de mais de 100 nacionalidades. A diversidade dos participantes foi o que mais me impressionou, porque os Young Global Changers trabalham com todos os tipos de temas, e todos com soluções inovadoras para promoverem mudanças de impacto social-político-econômico em seus países e no mundo.

E adivinha como fui parar lá? O projeto que enviei foi o da Campanha da SOLução do Engaja, que tem o objetivo de fazer formações no país todo sobre energia solar para que a gente se aproxime cada vez mais da transição energética para as energias renováveis, e o mais importante é que os jovens estejam ligados no impacto que os combustíveis fósseis tem sobre as mudanças climáticas e de que NÓS temos uma grande responsabilidade para mudar esse cenário. Vamo que vamo!

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Buscar