Blog, GTs, Juventude e Política, Pós-2015 Engaja no Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU

20 de março de 2018

Compartilhar

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Por Kaime e João

Aprendizado, engajamento, cooperação e diretrizes. Essas são as palavras que resumem nossa participação no final de janeiro no 7º Fórum de Juventude ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas), na sede da ONU em Nova Iorque. Neste Fórum acontece uma troca incrível sobre soluções inovadoras para a implementação da Agenda de Desenvolvimento 2030.
Pensando nessa Agenda, qual o papel da juventude na construção sustentável e resiliente de comunidades urbanas e rurais? Foi essa pergunta que mobilizou as discussões no Fórum esse ano, evento que acontece anualmente desde 2012. Nós tivemos a oportunidade de debater políticas de implementação da Agenda 2030 nas plenárias e rodadas de discussão. E muito em breve todos esses relatórios serão divulgados. Eles serão usados no fórum político de alto nível sobre o desenvolvimento sustentável, que acontecerá neste ano, em Julho, onde será discutida a revisão e implementação dos ODS na escala global.
A Plenária final do Fórum contou com uma mesa redonda interativa sobre os meios de implementação (finanças, tecnologia, capacitação, comércio e questões sistêmicas) com ministros e outros oradores de alto nível e organizações juvenis, com o objetivo de permitir que os jovens alcancem todo seu potencial e contribuam para o desenvolvimento da juventude.
O que a gente nota com muita frequência nas conferências e que aqui não foi diferente, é que nosso sistema internacional simplesmente não foi criado para jovens. Se olharmos imagens da assinatura da Carta das Nações Unidas, a gente não vai ver jovens ou mulheres jovens. Esse é um retrato que mostra como, durante anos, nós jovens fomos invisibilizados – e não fomos ouvidos – nas salas de conferência.
A verdade é que sem jovens, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não serão alcançados. Somos inovadores, propositores de soluções; empreendedores sociais e ambientais. Estamos aqui, jovens de todo o planeta, somando esforços para construir um futuro melhor para todos. O desenvolvimento sustentável é ter segurança, acesso, recursos e ferramentas para criar novas oportunidades onde quer que você escolha chamar de lar. Daí a importância de nossa participação na implementação da agenda de desenvolvimento 2030: nossa força pode ajudar a reverter as tendências que estão prejudicando o planeta, e nossa motivação pode trazer novas soluções para construir um mundo mais justo, igualitário e preservado.

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Buscar