Blog, Clima, GTs Engaja na COY 11 em Paris!

28 de novembro de 2015

Compartilhar

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

tags:

, , ,

Por Luizio Rocha, para o Engaja!

Viemos com tudo!! A COP21 (Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas) começa só na segunda-feira, mas já estamos a três dias na atividade com 9 jovens na COY11, Conferência de Juventude sobre Mudanças Climáticas, em Paris.

Este ano, o lema utilizado pela COY foi “COY is everywhere” – (A COY está em todos os lugares) – já que além da tradicional conferência no país sede da COP, foram realizadas mais 8 COYs, inclusive no Brasil, em Florianópolis, com a co-organização do Engaja! Aqui em Paris, cerca de 5 mil jovens se reuniram para debater, aprender e trocar experiências sobre programas e projetos de mudanças climáticas.

Várias atividades estavam ocorrendo ao mesmo tempo, desde a projeção de documentários, apresentações de pesquisas científicas, sessões de compartilhamento das experiências dos inúmeros movimentos de juventude que estavam na COY e treinamentos para jovens ativistas.

No segundo dia o super destaque foi da sessão de integração dos jovens da América Latina da YOUNGO, que é o espaço institucional de participação dos jovens nas conferências de clima da ONU. A sessão foi mediada pela Coordenadora de Comunicação do Engaja, Dé Leão, e os Coordenadores do GT de Mudanças Climáticas, Marcelo e Iago. A parte mais massa da sessão foi ver o quanto nós podemos fazer se trabalharmos juntos como latino americanos, focando nos nossos pontos em comum e como podemos encontrar maneiras de convergir, ao invés de sempre debater os diferentes problemas e prioridades dos jovens de cada país.

Hoje, no último dia, a nossa articuladora Bia apresentou um workshop sobre a Pedagogia do Amor, explicando como os processos de educação e formação são muito mais efetivos quando envolvemos o amor na equação, fazendo com que até um assunto “chato” como mudanças climáticas se torne mais atrativo. Claro que o povo pirou no nosso jeito #sexify de abordar o tema!

Descobrimos, durante a COY, que a maioria dos jovens querem se unir por um propósito maior, enxergando nossas diferenças como algo que nos torna únicos, não algo que nos separa. A troca de experiências irá servir para o nosso grande desafio que começa na segunda-feira, a COP21, em busca de um acordo que garanta que a temperatura do planeta não aumente mais do que 1,5ºC.

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Buscar