Blog, Juventude e Política Apoio a Secretaria Nacional da Juventude

13 de outubro de 2015

Compartilhar

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

tags:

, , ,

Por Luizio Rocha

O Engaja foi criado após a percepção, na Rio+20, da falta de participação da juventude brasileira em processos de tomada de decisão a nível internacional. Hoje, após mais de dois anos de existência o Engajamundo já deu um grande passo para melhorar este cenário. Entretanto, nos últimos dias nossa preocupação vem sendo nossa própria casa.
Em sua criação, o Engaja percebeu que já era hora da juventude brasileira ocupar espaços internacionais por que já havia estruturado no Brasil a Secretaria Nacional de Juventude, que foi criado no governo Lula em 2005. Dez anos se passaram, chegar a perfeição e agradar a todos é sempre impossível, mas temos um sistema de políticas públicas de juventude representativo e participativo.
Após a reforma ministerial da Presidente Dilma (Medida Provisória nº 696, de 2 de outubro de 2015), surgiu a incógnita da continuidade da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). As ações do Engaja são pautadas nos debates que ocorrem no plano internacional, mas sempre com o objetivo de traduzir a nível local, o que parecia estar tão distante da gente. Devido a essa preocupação, a extinção da Secretaria Nacional da Juventude é inaceitável, ela retira uma estrutura que garante a voz e vez da juventude no Governo Federal.
Durante o discurso da Presidente Dilma Rousseff, durante cerimônia de sanção da lei que institui o Estatuto da Juventude, ela disse que a sanção daquele estatuto era “a capacidade dos jovens brasileiros de sempre conseguir mais”. Essa frase sintetiza o que o Engajamundo, enquanto organização de juventude, e cada jovem que faz parte dessa família, deseja: SEMPRE CONSEGUIR MAIS. A não continuidade de uma Secretaria que cuida para que exista a participação da juventude no Governo Federal é com certeza um retrocesso e um despertador no sonho de todos jovens brasileiros que querem sempre conseguir mais.

 

#Juventude #SNJ

FacebookTwitterPinterestLinkedInEmail

Buscar