Rebuliço

Apresentação

Apresentação

O que é o Engajamundo?

O Engajamundo é uma organização de liderança jovem, criada em 2012, que acredita na importância da participação da juventude na tomada de decisões em assuntos socioambientais que afetam a vida da população brasileira e do mundo. Nossa missão é conscientizar os jovens brasileiros de que mudando a si mesmo, o seu entorno e se engajando politicamente, eles podem transformar suas realidades. Por meio de formações, mobilização, participação e advocacy, buscamos empoderar as juventu des brasileiras, incentivar sua participação em espaços políticos nacionais e internacionais. Somos uma instituição apartidária e sem fins lucrativos!

O que é O Rebuliço?

O Rebuliço é o programa de permanência do Engajamundo, que tem como intuito auxiliar e dar suporte para os ativistas nas suas atuações dentro e fora da rede. A partir da assistência para desenvolvimento e construção coletiva. O programa foi composto por 30 jovens de 4 regiões do Brasil, Indígenas, Negres, Mulheres, PCDs, Periférices, LGBTQIA+ e tantas outras particularidades que criam mundos que se cruzam na luta. Trabalhamos a partir de 3 frentes para o desenvolvimento de nossos ativistas: educação, mobilização e participação/intervenção. Além de bolsa auxílio que os voluntários receberam durante os 6 meses do programa. Tivemos um processo formativo e momentos de construção coletiva que resultaram no pico de mobilização que ocorreu em setembro de 2022.

Durante todos os meses trouxemos conteúdos e ferramentas para que os movimentos socioambientais sejam cada vez mais democratizados e acessíveis - especialmente em áreas urbanas periféricas, terras indígenas e comunidades tradicionais, para que assim as narrativas e as vozes dos ativistas sejam cada vez mais alavancadas e levadas em consideração. Esse programa é o espelho de um dos lemas mais importantes aqui no engaja “Mudarmos a nós mesmos para mudar nossas realidades”

Territórios Afetivos

As atividades do programa iniciaram em junho de 2022, lá começamos olhando para o “Eu”, cada um dos participantes a partir de reuniões facilitadas pela equipe do rebuliço fez seu reconhecimento, respondendo perguntas como: Quem sou eu ativista? Quais são minhas lutas? Qual é meu território? e tantas outras perguntas que nos levam a pensar quem somos e o que queremos!

A partir do 2° mês de programa, começamos os processos de formação, pensando no suporte e ferramentas necessárias para que conseguíssemos alcançar nossos objetivos. Olhamos para temas como: educação, mobilização e comunicação, letramento político, segurança de ativistas e construções de narrativas. A partir daí estávamos preparades para a construção coletiva dos picos de mobilização que aconteceram em setembro de 2022 com foco em eleições, usando a pesquisa do Engajamundo “Cadê as Juventudes na Política Pública Federal” como ponto de partida geral da narrativa das ações, e claro adaptando para cada realidade local dos participantes do programa.

Ações planejadas, vamos por em prática, para isso acontecer vamos utilizar as ferramentas que vimos lá atrás. Produzir plano de ação, matriz de risco, release, lista de materiais, contactar fornecedores, planejamento de comunicação, durante o mês de agosto e setembro a equipe e os participantes se empenharam para desenvolver todas as atividades, e olha, foram muitas! Foram 26 ações que aconteceram em 18 cidades, 9 estados e 4 regiões do Brasil. Ações executadas com sucesso! Voltamos para a avaliação de tudo que foi realizado. Durante o mês de outubro e novembro voltamos para a narrativa do “Eu” no entanto, agora a partir de tudo que foi vivido aqui no Rebuliço, depois de todo o trabalho desenvolvido, de todas as construções, realizações, aprendizados, aproximações e aprofundamento nas tantas realidades que o rebuliço nos proporcionou. Finalizamos esse ciclo com os territórios afetivos, momento em que os ativistas relatam e ilustram seus territórios, a relação com tal, suas lutas, inspirações, realizações, referências, percepções e sonhos. Dessa forma finalizamos os ciclos do Rebuliço, com a construção de memorial, um compilado de diversas curiosidades que temos sobre cada um que fez parte deste programa. Porém o que faz isso tudo ser mais lindo, é a diversidade e as tantas histórias que esse documento irá trazer. É assim que conseguimos visualizar e entender um pouquinho da riqueza que é ter esses jovens que transformam e lutam por um mundo melhor todos os dias. Depois de tudo isso convido você a conhecer um pouco de cada potência que fez parte do Rebuliço.


Se prepara que vem muita gente incrível e que vai fazer você se emocionar e ter certeza que “Os Jovens São a Proatividade De Mudança Que o Mundo Precisa” - Marina Silva.

Começe a navegar

Site desenvolvido por Kayodê Silva

Esse site foi composto em Atahualpa, fonte desenhada por Alejandro Lo Celso e lançada pela PampaType em 2017 na Argentina. Os títulos foram compostos em Oi! You sobrepondo Oi! Mate ambas desenhadas por Kostas Bartsokas.

O mapa utiliza os dados do Projeto MapBiomas — coleção 2021 da Série Anual de Mapas de Uso e Cobertura da Terra do Brasil — e do OpenStreeMap . A paleta cromátina foi personalizada no programa QGIS em consonância ao conceito do projeto. Com a ferramenta Maptiler foi gerada a versão otimizada para uso web, funcionando em conjunto com a biblioteca Maplibre.